quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A COISA

Após a derrota para o Botafogo, um dirigente do Fluminense afirmou: "Agora a COISA ficou preta." Como tricolor por parte de filho, lamento que o dirigente só tenha percebido "agora". O mais intrigante, porém, é o uso da palavra COISA. Que COISA maravilhosa! COISA é uma palavra sensacional: substitui qualquer COISA e não diz COISA alguma. É a palavra de sentido mais amplo que conheço. Faltou sinônimo, la vai a COISA. É como o "trem" para os mineiros. Aqui, nós pegamos as COISAS e esperamos o trem: lá, eles pegam os "tem" e esperam a COISA. COISA é uma palavra tão versátil que já virou até verbo: Eles estão "COISANDO." Lá sabe Deus o que eles estão fazendo! COISA é um substantivo, mas é capaz de ser usado no grau superlativo absoluto sintético, como se fosse adjetivo: "Não fiz COISÍSSIMA nenhuma."
Por tudo isso, é inadequado o uso da palavra COISA em textos mais cuidados e formais.

6 comentários:

...Eterno Apaixonado... disse...

A título de curiosidade pesquisei no Aurélio que tenho instalado em meu PC e achei alguns significados para a palavra coisa. Segue:

COISA
[Var. de cousa.]
Substantivo feminino.
1.Aquilo que existe ou pode existir:
- Todas as coisas do Universo.
2.Objeto inanimado:
- Os animais e as coisas.
3.Realidade, fato:
- Não veremos palavras, mas coisas evidentes.
4.Negócio, interesse:
- Sabe tratar de suas coisas.
5.Empreendimento, empresa:
- Agora a coisa vai.
6.Acontecimento, ocorrência, caso:
- Foi assim que se deu a coisa.
7.Assunto, matéria:
- Trata-se de coisa séria.
8.Causa, motivo:
- Que coisa provocou o rompimento dos dois?
9.Mistério, enigma:
- Aí tem coisa, ninguém a entende.
10.Pop. Perda dos sentidos, ou mal-estar ou indisposição indeterminada; troço:
- Tomou uma dose exagerada do medicamento e teve uma coisa.
11.Bras. Gír. V. troço (2):
- Traz esta coisa aí para eu examinar!
12.Bras. PB V. baseado1.
Substantivo masculino.
13.Bras. Pop. V. diabo (2). ~ V. coisas.

É mole!

...Eterno Apaixonado... disse...

Existe no dicionário o Verbo COISAR. E ainda suas conjugações. Nem imaginava isso. Segue:

COISAR
[De coisa + -ar2.]
Verbo transitivo direto. Bras. Pop.
1.Refletir, matutar; imaginar.
Verbo transitivo indireto.
2.Bras. Pop. Cuidar; preparar:
F. está coisando do almoço.
Verbo intransitivo.
3.Refletir, matutar. [Na linguagem inculta, esse verbo substitui qualquer outro que não ocorre a quem fala.]

CONJUGAÇÕES
Presente do Indicativo
eu coiso
tu coisas
ele coisa
nós coisamos
vós coisais
eles coisam

Pretérito Perfeito
eu coisei
tu coisaste
ele coisou
nós coisamos
vós coisastes
eles coisaram

Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu coisava
tu coisavas
ele coisava
nós coisávamos
vós coisáveis
eles coisavam

Pretérito Mais-que-Perfeito
eu coisara
tu coisaras
ele coisara
nós coisáramos
vós coisáreis
eles coisaram

Futuro do Presente
eu coisarei
tu coisarás
ele coisará
nós coisaremos
vós coisareis
eles coisarão

Futuro do Pretérito
eu coisaria
tu coisarias
ele coisaria
nós coisaríamos
vós coisaríeis
eles coisariam

Presente do Subjuntivo
eu coise
tu coises
ele coise
nós coisemos
vós coiseis
eles coisem

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
eu coisasse
tu coisasses
ele coisasse
nós coisássemos
vós coisásseis
eles coisassem

Futuro do Subjuntivo
eu coisar
tu coisares
ele coisar
nós coisarmos
vós coisardes
eles coisarem

Imperativo Afirmativo
coisa tu
coise ele
coisemos nós
coisai vós
coisem eles

Infinitivo Pessoal
eu coisar
tu coisares
ele coisar
nós coisarmos
vós coisardes
eles coisarem

Gerúndio - coisando

Particípio - coisado

Agora eu pirei! Pelo menos não hesitarei em usar este verbo tão útil!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô de cara com essa COISA!
adorei amigo, mt mesmo!
Usar as palavras sem saber o pq é uma COISA... Saber como elas podem dar otimos textos, cheios de figura de linguagem é outra...e vc se encaixa na segunda opção...
A COISA tá ficando poética e COISANDO muito a gente vai levando...huahua.. Quem nao entende é pq nao interpreta COISA alguma e no mais é isso..huahuahua
Empolguei, confesso... Parabens amigo e nao deixemos de COISAR, no bom sentido é claro!
Bju

tkteca.blogspot.com disse...

Caramba! Acho que deu uma COISA nos meus miolos!...........(heeeeer)

º.::calebitto::.º disse...

shuaushauhsa

Que coisa hein Fábio?!

hehe

Acrescentou muito amigo... adoro aprender gramática, haja visto que a nossa é dificílima!

Adorei!

Padu Prado disse...

HEHEHE
Muito louco essa "coisa" rs...
A propósito amigo tenho uma coisa pra te falar.Aliás um convite!
Dia 13 de setembro farei uma festa.Maiores detalhes te passo por msn!
abração