sábado, 9 de agosto de 2008

Governo chinês esvazia Pequim para receber atletas

A cidade que é sede dos Jogos Olímpicos ganhou uma “maquiagem” para receber o mundo do esporte. O movimento frenético da estação revela que a capital da China está sendo esvaziada. Os jogos estão chegando e quatro milhões de pessoas estão indo embora. São os trabalhadores imigrantes, obrigados pelo governo a voltar para as suas cidades.

O trabalho acabou. Todas as obras de Pequim estão paradas desde o último dia 20. É uma tentativa de diminuir a poeira e melhorar a qualidade do ar. Além de mandar embora seus 15 milhões de moradores, a cidade olímpica está mudando. Quem chega encontra coberta de verde uma paisagem que sempre foi cinzenta. A verdadeira Pequim se esconde atrás dos muros de concreto. Mas a “maquiagem” não atrai o olhar desolado de quem não sabe para onde ir. Um grupo de trabalhadores recebeu nesta segunda-feira a ordem de arrumar tudo e ir embora. Nem mala eles têm. O nó apressado guarda o que conseguiram juntar em um ano de trabalho. Eles não queriam sair, porque estão sendo expulsos da obra sem receber. Um operário disse que ninguém tem dinheiro para viajar. Eles querem passar a noite na praça, esperando o pagamento, mas parece que não vão conseguir. Eles não têm direito de ficar nem na calçada da cidade olímpica que ajudaram a construir. (Fonte: Jornal Nacional)

4 comentários:

...Eterno Apaixonado... disse...

A abertura dos jogos olímpicos foi algo sensacional. Belíssima. A mais bonita que eu já vi. Mas a parte que a maioria não vê me entristece. Muros de concreto de 3 mts de altura foram construídos para esconder as famílias que não quiseram sair. Trabalhadores que ajudaram a construir a cidade olímpica foram expulsos.

"Eles não têm direito de ficar nem na calçada da cidade olímpica que ajudaram a construir."

Lamentável!

Anônimo disse...

É lamentavel msm... As olimpiadas, em um de seus propositos, é para unir as naçoes em um evento saudavel...e nao é isso q acontece por conta da tirania de um governo q vive há seculos atras no quisito direitos humanos! Uma vergonha!
Parabens pela postagem amigo...as pessoas precisam abrir os olhos!
Bjuuuu ;)

tkteca.blogspot.com disse...

O ideal de união ficou desbotado nessa olimpíada. Mostra-se a "união dos povos" através do esporte. mas esqueceu-se de mostrar que a união se faz também fora dos momentos da mídia, quando os pobres não precisem ser expulsos de suas casas para mostrar um ambiente que na verdade não existe. É só fachada. É uma pena.

º.::calebitto::.º disse...

É o lado podre do que chamamos de humanidade.

A festa realmente é digna de exautação. Mas o que a China fez, é digna de repugnação.

Que Deus tenha misericórdia desses tiranos que militam sobre a vida dos mais fracos. Que a colheita que um dia farão, seja menos penosa do que o plantio que estão fazendo.

Muito oportuno Fábio. Grande abraço!