quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mundo Coorporativo

Como funciona o Mundo Corporativo!!! (Vale a pena ler)

"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas. O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões! O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa! E adivinha quem o marimbondo mandou demitir? A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

6 comentários:

...Eterno Apaixonado... disse...

Adorei esse texto. Tem muito a ver com o meio no qual estou inserido. Mostra o que acontece na realidade. Nem precisa explicar nada. O pior é que sempre contratam pessoas de fora e a gente nunca é valorizado.
O importante é manter-se motivado, pois a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Até porque é melhor pingando do que seco.

Abraços a todos!

...Eterno Apaixonado... disse...

As vezes o mundo é injusto com a gente não é mesmo, porém não podemos ficar de braços cruzados. Este texto tem como delinear os personagens nele presentes nos personagens do nosso cotidiano. Fica a pergunta: Em qual personagem você se enquadra e o que deveria fazer para ter uma valorização e melhorar substancialmente o final da história?

Eu acredito que seria a formiga, porém precisamos tentar mostrar serviço cada vez mais e se ainda sim não for valorizado solta o grito: vai todo mundo a PQP. kkk

Vitor disse...

Amor, as vezes, a realidade dói, machuca e não conseguimos mudá-la.
Mas podemos um dia fazer o diferencial que é ser como se precisa ser, fazer qualquer coisa dando o melhor de si!!E a vida é cheia de altos e baixos.Grande beijo!!

Mari disse...

O texto é a pura realidade, infelizmente!

Ótimo fim de semana pra você.

Bjs

º.::calebitto::.º disse...

É verdade, amigo Fábio. Hoje em dia, se você não produz, é cortado que nem um ramo seco de uma árvore frondosa. Essa historinha retrata muito bem as empresas de hoje e se você faz parte de uma, tem mesmo que estar atento.

Gosto muito de trabalhar em empresas grandes, mas sinto que não é minha vocação. hehe

Grande abraço Fábio!

=D

Anônimo disse...

Juro que me encontre na formiga!
Formiga = Embratel = Centralizado = Vitor! kkkk